Orientações Iniciais para a exportação de dados do Q-Acadêmico para o Censo Superior

Apresentação do Recurso

Desde 2008 a Qualidata provê para os seus clientes ferramenta que seleciona, prepara, formata no leiaute solicitado pelo INEP, e exporta os dados a serem fornecidos pelas instituições de ensino participantes.

No ano de 2008, desenvolvemos ferramenta que apontava algumas inconsistências básicas nos cadastros de alunos, tais como pessoas com CPF inválido ou com o mesmo número. Ferramenta que continua disponível a todos para uso hoje, e tem seu uso estendido à verificação de numeração do documento que é feita já na matrícula do aluno que vem fazer parte de sua instituição.

A partir da edição 2016 (que na verdade ocorre a partir de de fevereiro de 2017, mas lidando com dados do ano ant), para os clientes que utilizam o Q-Acadêmico 3.0, trazemos, da mesma forma que fora disponibilizado para o EDUCACENSO, o validador interno, ferramenta para auxílio na preparação dos dados: ele analisa as informações que serão enviadas (e só dos alunos e professores que devem ter seus dados de fato exportados), e em caso de problemas, já mostra qual foi o problema encontrado e em qual  informação (qual professor, aluno ou turma, por exemplo).

Iniciando os trabalhos…

Como a sua instituição pode ser subdividida em vários campus e ou unidades, é necessário informar quais instituições/campus/unidades que irão participar deste processo (instituições que ministram cursos superiores). Além disso, é necessário também informar quais cursos destas instituições farão parte da exportação (embora, de imediato, quando você insira uma instituição na lista das que deverão ter seus dados exportados, o Q-Acadêmico já faça uma inserção de todos os cursos da mesma).

O vídeo apresentado abaixo, indica como fazer a relação de Instituições e cursos:

O Q-Acadêmico exporta todos os dados que preciso enviar para o INEP?

O sistema exporta a maior parte das informações e, principalmente, aquelas que tomaria a maior parte do trabalho se fosse feito manualmente, por conta de sua quantidade e das verificações que necessitariam serem feitas manualmente (estando, consequentemente, sujeito a falha).

Alguns dados, por não serem do contexto da gestão acadêmica de fato, ou mesmo por terem sido apenas recentemente incluídos na lista das informações exigidas pelo INEP, acabam sendo gerados no Q-Acadêmico com informação nula (campo em branco), ou informação que não comprometa sua instituição, se estiver errada. De toda forma, mesmo tentando não comprometer a entrega do dado de sua instituição, a geração destes campos com tais informações nulas ou em valor padrão servem apenas para que você consiga enviar o arquivo para o INEP, sem que de imediato o programa censitário recuse seus dados pelo fato de o formato do arquivo ser incompatível.

Sua instituição, obrigatoriamente, deverá fazer o ajuste destas informações que foram exportadas não a partir de dados reais, seja já no arquivo gerado pelo Q-Acadêmico, antes de enviar para o INEP, ou posteriormente ao envio, em tela disponibilizada para este fim no Censo Superior.

Quais são as informações que o Q-Acadêmico não possui de fato e, portanto, exporta com valor padrão, e que se faz necessário corrigir pelo usuário?

Disponibilizamos abaixo tabela que lista todos os campos exportados com valor padrão ou nulo para o Censo Superior.

A tabela segue a seguinte padronização:

  • ARQUIVO refere-se ao identificador do tipo de linha no arquivo, ou seja, o Arquivo 00 diz respeito à linhas cujos dois primeiros caracteres (identificador do arquivo/conteúdo para o INEP) começa com os caracteres 00 (zero zero), etc.
  • ASSUNTO DO ARQUIVO é uma explicação do tipo de dados contidos nas linhas daquele mesmo tipo de arquivo
  • ATRIBUTO refere-se à coluna, dentro da linha, em que a informação está localizada. É importante notar que, dados os diferentes tamanhos das informações fornecidas, a coluna não é a numeração de coluna simples, mas a informação contida entre dois caracteres ‘|’ (pipe, barra vertical). Desta forma na linha “00|Azul|Vermelho|”, a informação ‘Azul’ corresponde à segunda coluna/atributo, e a informação ‘Vermelho’ corresponde à terceira.
  • DESCRIÇÃO DO ATRIBUTO é referência de qual é o dado que deve ser inserido neste campo, segundo leiaute fornecido pelo INEP.

ARQUIVOASSUNTO DO ARQUIVOATRIBUTODESCRIÇÃO DO ATRIBUTO
42Alunos34Financiamento estudantil
42Alunos35Financiamento Estudantil Reembolsável
- FIES
42Alunos36Financiamento Estudantil Reembolsável
- Governo Estadual
42Alunos37Financiamento Estudantil Reembolsável
-Governo Municipal
42Alunos38Financiamento Estudantil Reembolsável
- IES
42Alunos39Financiamento Estudantil Reembolsável
- Entidades externas
42Alunos40Tipo de financiamento não reembolsável
- ProUni integral
42Alunos41Tipo de financiamento não reembolsável
- ProUni parcial
42Alunos42Tipo de financiamento não reembolsável
- Entidades externas
42Alunos43Tipo de financiamento não reembolsável
- Governo estadual
42Alunos44Tipo de financiamento não reembolsável
- IES
42Alunos45Tipo de financiamento não reembolsável
- Governo municipal
42Alunos46Apoio Social
42Alunos53Atividade extracurricular
42Alunos54Atividade extracurricular
- Pesquisa
42Alunos55Bolsa/remuneração referente à atividade extracurricular
- Pesquisa
42Alunos56Atividade extracurricular
- Extensão
42Alunos57Bolsa/remuneração referente à atividade extracurricular
- Extensão
42Alunos58Atividade extracurricular
- Monitoria
42Alunos59Bolsa/remuneração referente à atividade extracurricular
- Monitoria
42Alunos60Atividade extracurricular
- Estágio não obrigatório
42Alunos61Bolsa/remuneração referente à atividade extracurricular
- Estágio não obrigatório
21Cursos4Motivo de curso sem aluno vinculado em 2016
21Cursos5Curso representado por outro curso da IES
21Cursos6Curso financiado por convênio
21Cursos47Recursos de tecnologia assistiva disponíveis às pessoas com deficiência: Material em Braille
21Cursos48Recursos de tecnologia assistiva disponíveis às pessoas com deficiência: Material em áudio
21Cursos49Recursos de tecnologia assistiva disponíveis às pessoas com deficiência: Recursos de informática acessível
21Cursos50Recursos de tecnologia assistiva disponíveis às pessoas com deficiência: Material em formato impresso em caractere ampliado
21Cursos51Recursos de tecnologia assistiva disponíveis às pessoas com deficiência: Material pedagógico tátil
21Cursos52Recursos de tecnologia assistiva disponíveis às pessoas com deficiência: Recursos de acessibilidade à comunicação
21Cursos53Recursos de tecnologia assistiva disponíveis às pessoas com deficiência: Tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais
21Cursos54Recursos de tecnologia assistiva disponíveis às pessoas com deficiência: Guia intérprete
21Cursos55Recursos de tecnologia assistiva disponíveis às pessoas com deficiência: Material didático em língua brasileira de sinais
21Cursos56Recursos de tecnologia assistiva disponíveis às pessoas com deficiência: Inserção da disciplina de língua brasileira de sinais no curso
21Cursos57Recursos de tecnologia assistiva disponíveis às pessoas com deficiência: Material didático em formato impresso acessível
21Cursos58Recursos de tecnologia assistiva disponíveis às pessoas com deficiência: Material didático digital acessível
31Docentes30Tipo de vínculo de docente visitante à IES

Minha instituição tem alunos que ainda não tem o código correspondente deles no INEP inserido no Q-Acadêmico. Como procedo?

O Q-Acadêmico já possui uma forma de exportar lista de pessoas que ainda não tenham este código associado, submeter os mesmos ao INEP, e posteriormente importar os dados de volta (já associando os dados ao do nosso sistema).

Você pode pegar as orientações aqui.

Como devo proceder para validar, ajustar as informações que eu preciso?

A partir de 2016, usuários do Q-Acadêmico 3.0 contam com funcionalidade que realiza validação das informações a serem exportadas, indica para você quais são os problemas, e como executar a correção.

Preparamos orientações aqui sobre como proceder a própria validação e cada tipo de correção.

Salientamos que a execução da validação, bem como a aprovação em cada um dos itens apresentados,  não é impeditiva da exportação dos dados. Todavia, a validação e os ajustes dos dados poupa tempo e trabalho do usuário que realiza este processo, visto que o próprio INEP também realizará tais verificações, e ao corrigir no Q-Acadêmico, as informações já estarão corretas para as próximas edições.

Como eu gero o arquivo com os dados extraídos do Q-Acadêmico para enviar ao Censo Superior?

Aqui mesmo você encontra referência sobre como proceder para a executar a exportação dos dados para entregar ao INEP. Basta clicar aqui e ver as orientações.

Qual é documento usado como referência pela Qualidata para preparar os dados para exportação?

Usamos sempre os documentos, leiautes e tabelas de referência fornecidas pelo próprio INEP.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.