Informação de dados a exportar, Validação e Ajuste dos dados a serem exportados do Q-Acadêmico para o Censo Superior

Configuração de Cursos e Instituições que terão seus dados exportados no Q-Acadêmico

Independente de você utilizar ou não a validação de dados a exportar, o sistema não exportará dados de todos os campus e cursos de sua instituição: ele só levantará para a exportação os dados de instituições e cursos que você explicitamente indique que devem ser exportados.

O vídeo a seguir explica como proceder para fazer a indicação:

 

O Validador de Dados para o Censo Superior

A partir da edição do ano de 2016 do Censo Superior (que na verdade ocorre em 2017), o Q-Acadêmico passou a contar com um validador das informações que serão exportadas.

Explicando de forma resumida sua função, o validador prepara os dados para a exportação e, posteriormente no mesmo processo, analisa a qualidade dos dados que serão exportados, evidenciando informações ausentes ou mal cadastradas de forma ineficiente, para que você ou setor responsável em sua instituição possa fazer o ajuste.

Se você já usou o validador para exportar dados para o EDUCACENSO, gostará de saber que o modo de funcionamento e operacionalização é semelhante.

Porque efetuar a validação no Q-Acadêmico?

Uma vez que os dados de sua instituição sejam enviados para o INEP, o próprio órgão validará e criticará os dados, apontando os problemas para que você corrija.

O problema é que a validação das informações é demorada, e pode acabar comprometendo ou mesmo inviabilizando a entrega dos dados de sua instituição em tempo hábil. Esta demora ocorre porque, depois que você submete o arquivo no site do programa censitário, o mesmo entra em uma espécie de fila de espera para processamento (da qual constam também outras instituições de ensino participantes e que também estão aguardando este processamento), que você não tem como saber o tamanho, e só depois que chegar vez dos seus dados e o processamento for feito você terá acesso ao resultado da análise das informações. Como você terá que corrigir os dados e realizar o processo todo novamente, estando sujeito a mais ajustes serem apontados, fica bem demorado esperar o processamento ser realizado.

Validar os dados, antes da exportação, no próprio Q-Acadêmico permite:

  1. Escapar da fila de processamento para ajuste de informações para as quais o próprio sistema já levanta a necessidade de ajuste
  2. Diferentemente do relatório do INEP, que lista os dados problemáticos dentro do contexto do arquivo enviado pela instituição, o Q-Acadêmico mostra o sujeito do erro (qual aluno ou professor, por exemplo) e qual é a informação que está errada (um diário sem horário cadastrado, ausência do cadastro do órgão expedidor do documento de identifcação, etc.)
  3. O Q-Acadêmico permite exportar a relação de problemas encontrado para outro programa (tal como o MS-Excel, ou o OpenOffice Calc, afim de que você consiga ter uma referência mais fácil na hora de corrigir as informações ou encaminhar a solicitação de ajuste para o setor responsável da sua IE.
  4. É descrito, para cada item validado, como se deve proceder, e quais são os passos para ajustar as informações, fazendo com que você possa ir direto ao ponto que necessita de correção.

Observação: a validação não é passo obrigatório para a geração do arquivo de dados do Censo Superior (você pode exportar os dados sem ter acionado o validador), mas é altamente recomendado que você a execute, afim de ganhar tempo evitando os problemas descritos anteriormente.

Quais são as validações realizadas pelo Q-Acadêmico?

Antes de detalhar quais são as validações realizadas, gostaríamos de deixar bem claro uma coisa: Pode ser que um arquivo de dados do Censo Superior seja recusado (tenha erros apontados) pelo INEP após você enviar o arquivo ao órgão, mesmo que o arquivo tenha recebido “sinal verde” e tenha sido aprovado em todos os quesitos do validador. Isto ocorre porque o órgão do governo pode não ter documentado, nos arquivos de orientações e especificações do programa censitário todas as suas verificações que são, de fato, realizadas nos dados das instituições de ensino.

Caso o INEP tenha reportado um erro nos seus dados, cujo arquivo exportado foi gerado após ter recebido informação de sucesso em todas as validações, solicitamos a gentileza de entrar em contato com nosso suporte para a comunicação de tal fato. Desta forma poderemos identificar a questão e, se for o caso, implementarmos nova regra de validação que trate o assunto.

A relação dos itens validados encontra-se descrita a seguir:

GRUPOVALIDAÇÃODESCRIÇÃOSOLUÇÃO
MAPEAMENTOSMapeamento de EstadosPara envio do CENSUP todos os ESTADOS utilizados devem estar mapeados com os ESTADOS do CENSUPForam encontrados estados sem o devido mapeamento. Para mapear, basta ir no menu Aplicação/Programas de Integração, Menu Configurações/Configurar Programas de Integração, na tela que se abre, clique no programa CENSUP para seleciona-lo, depois vá na aba Tabelas, selecione a tabela ESTADOS e depois vá na aba Valores das Tabelas, marque a opção Não Integrados, localize os estados abaixo na listagem clique no botão alterar, e no campo valor do Programa de Integração, localize o respectivo valor do CENSUP e clique no botão aplicar, faça isso para cada item na lista apresentado abaixo.
MAPEAMENTOSMapeamento de CidadesPara envio do CENSUP todas as CIDADES utilizadas deve estar mapeada com as CIDADES do CENSUPForam encontradas cidades sem o devido mapeamento. Para mapear, basta ir no menu Aplicação/Programas de Integração, Menu Configurações/Configurar Programas de Integração, na tela que se abre, clique no programa CENSUP para seleciona-lo, depois vá na aba Tabelas, selecione a tabela CIDADES e depois vá na aba Valores das Tabelas, marque a opção Não Integrados, localize as cidades da listagem clique no botão alterar, e no campo valor do Programa de Integração, localize o respectivo valor do CENSUP e clique no botão aplicar, faça isso para cada item na lista apresentado abaixo.
MAPEAMENTOSMapeamento de Pólos de Cursos à DistânciaPara envio do CENSUP todos os PÓLOS do EAD utilizados deve estar mapeado com os PÓLOS do CENSUPForam encontradas cidades sem o devido mapeamento. Para mapear, basta ir no menu Aplicação/Programas de Integração, Menu Configurações/Configurar Programas de Integração, na tela que se abre, clique no programa CENSUP para seleciona-lo, depois vá na aba Tabelas, selecione a tabela EAD_POLOS e depois vá na aba Valores das Tabelas, marque a opção Não Integrados, localize as cidades da listagem clique no botão alterar, e no campo valor do Programa de Integração, localize o respectivo valor do CENSUP e clique no botão aplicar, faça isso para cada item na lista apresentado abaixo.
MAPEAMENTOSMapeamento de TurnosPara envio do CENSUP todos os TURNOS utilizados deve estar mapeado com os TURNOS do CENSUPForam encontradas cidades sem o devido mapeamento. Para mapear, basta ir no menu Aplicação/Programas de Integração, Menu Configurações/Configurar Programas de Integração, na tela que se abre, clique no programa CENSUP para seleciona-lo, depois vá na aba Tabelas, selecione a tabela TURNOS e depois vá na aba Valores das Tabelas, marque a opção Não Integrados, localize as cidades da listagem clique no botão alterar, e no campo valor do Programa de Integração, localize o respectivo valor do CENSUP e clique no botão aplicar, faça isso para cada item na lista apresentado abaixo.
MAPEAMENTOSMapeamento de EscolasPara envio do CENSUP todos as ESCOLAS utilizados deve estar mapeado com os ESCOLAS do CENSUPForam encontradas cidades sem o devido mapeamento. Para mapear, basta ir no menu Aplicação/Programas de Integração, Menu Configurações/Configurar Programas de Integração, na tela que se abre, clique no programa CENSUP para seleciona-lo, depois vá na aba Tabelas, selecione a tabela ESCOLAS e depois vá na aba Valores das Tabelas, marque a opção Não Integrados, localize as cidades da listagem clique no botão alterar, e no campo valor do Programa de Integração, localize o respectivo valor do CENSUP e clique no botão aplicar, faça isso para cada item na lista apresentado abaixo.
VALIDAÇÃO DE MATRICULASCPF's InválidosPara envio do CENSUP não pode haver CPF inválido nas matriculasForam encontrados CPF’S inválidos em alunos para este CENSUP. Para acertar, vá no módulo de registro escolar (Aplicação/Registro Escolar), depois vá no menu Consulta/Dados de Alunos, localize o aluno pela matricula listada, depois clique no botão alterar dados, vá na aba Documentos e acerte o campo CPF e clique no botão aplicar. Faça isso para cada matricula informada no erro.
VALIDAÇÃO DE MATRICULASCPF's DuplicadosPara envio do CENSUP não pode haver CPF’S DuplicadosForam encontrados CPF’S Duplicados em alunos para este CENSUP. Para acertar, vá no módulo de registro escolar (Aplicação/Registro Escolar), depois vá no menu Consulta/Dados de Alunos, localize o aluno pela matricula listada, depois clique no botão alterar dados, vá na aba Documentos e acerte o campo CPF e clique no botão aplicar. Faça isso para cada matricula informada no erro.
VALIDAÇÃO DE MATRICULASAlunos sem EtniasPara o envio de alunos, a Etnia do mesmo deve ser informadoForam encontrados alunos sem a Etnia informada em seus cadastros. Para acertar, vá no módulo de registro escolar (Aplicação/Registro Escolar), depois vá no menu Consulta/Dados de Alunos, localize o aluno pela matricula listada, depois clique no botão alterar dados e acerte o campo Etnia e clique no botão aplicar. Faça isso para cada matricula informada no erro.
VALIDAÇÃO DE MATRICULASAlunos Sem NacionalidadePara o envio de alunos, a Nacionalidade do mesmo deve ser informadoForam encontrados Alunos sem a Nacionalidade informada em seus cadastros. Para acertar, vá no módulo de registro escolar (Aplicação/Registro Escolar), depois vá no menu Consulta/Dados de Alunos, localize o aluno pela matricula listada, depois clique no botão alterar dados e acerte o campo Nacionalidade e clique no botão aplicar. Faça isso para cada matricula informada no erro.
VALIDAÇÃO DE MATRICULASAlunos Sem NaturalidadePara o envio de alunos, a Naturalidade do mesmo deve ser informadoForam encontrados Alunos sem a Naturalidade informada em seus cadastros. Para acertar, vá no módulo de registro escolar (Aplicação/Registro Escolar), depois vá no menu Consulta/Dados de Alunos, localize o aluno pela matricula listada, depois clique no botão alterar dados e acerte o campo Naturalidade e clique no botão aplicar. Faça isso para cada matricula informada no erro.
VALIDAÇÃO DE MATRICULASAlunos sem Nome da MãePara o envio de Alunos, o nome da Mãe do mesmo deve ser informadoForam encontrados Alunos sem a Mãe informada em seus cadastros. Para acertar, vá no módulo de registro escolar (Aplicação/Registro Escolar), depois vá no menu Consulta/Dados de Alunos, localize o aluno pela matricula listada, depois clique no botão alterar dados e acerte o campo Mãe e clique no botão aplicar. Faça isso para cada matricula informada no erro.
VALIDAÇÃO DE MATRICULASAlunos sem Sexo informadoPara o envio de Alunos, o Sexo do mesmo deve ser informadoForam encontrados Alunos sem o Sexo informado em seus cadastros. Para acertar, vá no módulo de registro escolar (Aplicação/Registro Escolar), depois vá no menu Consulta/Dados de Alunos, localize o aluno pela matricula listada, depois clique no botão alterar dados e acerte o campo Sexo e clique no botão aplicar. Faça isso para cada matricula informada no erro.
VALIDAÇÃO DE PROFESSORESCPF's InválidosPara envio do CENSUP não pode haver CPF inválido para os ProfessoresForam encontrados CPF’S inválidos em Professores para este CENSUP. Para acertar, vá no módulo de configuração (Aplicação/Configurações), depois vá no menu Cadastros Gerais/Professores, localize o professor pelo SIAPE listado, depois clique no botão alterar, vá na aba Documentos e acerte o campo CPF e clique no botão aplicar. Faça isso para cada professor informada no erro.
VALIDAÇÃO DE PROFESSORESCPF's DuplicadosPara envio do CENSUP não pode haver CPF duplicados para professoresForam encontrado CPF duplicados em Professores para este CENSUP. Para acertar, vá no módulo de configuração (Aplicação/Configurações), depois vá no menu Cadastros Gerais/Professores, localize o professor pelo SIAPE listado, depois clique no botão alterar, vá na aba Documentos e acerte o campo CPF e clique no botão aplicar. Faça isso para cada professor informado no erro.
VALIDAÇÃO DE PROFESSORESCidades Não Informadas para o ProfessorPara o envio do CENSUP é necessário informar a cidade do professor para casos em que há o CEP cadastradoForam encontrados professores sem a Cidade preenchida para este CENSUP. Para acertar, vá no módulo de configuração (Aplicação/Configurações), depois vá no menu Cadastros Gerais/Professores, localize o professor pelo SIAPE listado, depois clique no botão alterar e informe a Cidade, logo depois, clique no botão aplicar. Faça isso para cada professor informada no erro.
VALIDAÇÃO DE PROFESSORESEtnia Não Informadas para o ProfessorPara o envio do CENSUP é necessário informar a Etnia do professor.Foram encontrados professores sem a Etnia preenchida para este CENSUP. Para acertar, vá no módulo de configuração (Aplicação/Configurações), depois vá no menu Cadastros Gerais/Professores, localize o professor pelo SIAPE listado, depois clique no botão alterar e informe a Etnia, logo depois, clique no botão aplicar. Faça isso para cada professor informado no erro.
VALIDAÇÃO DE PROFESSORESGrau de Instrução Não Informadas para o ProfessorPara o envio do CENSUP é necessário informar o Grau de Instrução do professor.Foram encontrados professores sem a Grau de Instrução preenchido para este CENSUP. Para acertar, vá no módulo de configuração (Aplicação/Configurações), depois vá no menu Cadastros Gerais/Professores, localize o professor pelo SIAPE listado, depois clique no botão alterar e informe o campo Grau de Instrução, logo depois, clique no botão aplicar. Faça isso para cada professor informado no erro.
VALIDAÇÃO DE PROFESSORESNacionalidade Não Informadas para o ProfessorPara o envio do CENSUP é necessário informar a Nacionalidade do professor.Foram encontrados professores sem a Nacionalidade preenchida para este CENSUP. Para acertar, vá no módulo de configuração (Aplicação/Configurações), depois vá no menu Cadastros Gerais/Professores, localize o professor pelo SIAPE listado, depois clique no botão alterar e informe a Nacionalidade, logo depois, clique no botão aplicar. Faça isso para cada professor informado no erro.
VALIDAÇÃO DE PROFESSORESNaturalidade Não Informadas para o ProfessorPara o envio do CENSUP é necessário informar a Naturalidade do professor.Foram encontrados professores sem a Naturalidade preenchida para este CENSUP. Para acertar, vá no módulo de configuração (Aplicação/Configurações), depois vá no menu Cadastros Gerais/Professores, localize o professor pelo SIAPE listado, depois clique no botão alterar e informe a Naturalidade, logo depois, clique no botão aplicar. Faça isso para cada professor informado no erro.
VALIDAÇÃO DE PROFESSORESSexo Não Informadas para o ProfessorPara o envio do CENSUP é necessário informar o Sexo do professor.Foram encontrados professores sem o Sexo informado para este CENSUP. Para acertar, vá no módulo de configuração (Aplicação/Configurações), depois vá no menu Cadastros Gerais/Professores, localize o professor pelo SIAPE listado, depois clique no botão alterar e informe o Sexo, logo depois, clique no botão aplicar. Faça isso para cada professor informado no erro.
VALIDAÇÃO DE PROFESSORESEspecialização sem Formação AcadêmicaPara o envio de professores com grau de instrução especialista, a formação acadêmica de especialista deve ser informadaForam encontrados professores sem a formação acadêmica de ESPECALISTA para este CENSUP. Para acertar, vá no módulo de configuração (Aplicação/Configurações), depois vá no menu Cadastros Gerais/Professores, localize o professor pelo SIAPE listado, depois clique no botão alterar e vá na aba Formação Acadêmica, cadastre o curso de formação de graduação informado a instituição, o curso, o nível de ensino (ESPECIALIZAÇÃO) e o período de formação, logo depois, clique no botão Inserir e depois no botão aplicar. Faça isso para cada professor informado no erro.
VALIDAÇÃO DE PROFESSORESMestrado sem Formação AcadêmicaPara o envio de professores com grau de instrução de MESTRADO, a formação acadêmica de MESTRADO deve ser informadaForam encontrados professores sem a formação acadêmica de MESTRE para este CENSUP. Para acertar, vá no módulo de configuração (Aplicação/Configurações), depois vá no menu Cadastros Gerais/Professores, localize o professor pelo SIAPE listado, depois clique no botão alterar e vá na aba Formação Acadêmica, cadastre o curso de formação de graduação informado a instituição, o curso, o nível de ensino (MESTRADO) e o período de formação, logo depois, clique no botão Inserir e depois no botão aplicar. Faça isso para cada professor informado no erro.
VALIDAÇÃO DE PROFESSORESDoutorado sem Formação AcadêmicaPara o envio de professores com grau de instrução de DOUTOR, a formação acadêmica de DOUTORADO deve ser informadaForam encontrados professores sem a formação acadêmica de DOUTOR para este CENSUP. Para acertar, vá no módulo de configuração (Aplicação/Configurações), depois vá no menu Cadastros Gerais/Professores, localize o professor pelo SIAPE listado, depois clique no botão alterar e vá na aba Formação Acadêmica, cadastre o curso de formação de graduação informado a instituição, o curso, o nível de ensino (DOUTORADO) e o período de formação, logo depois, clique no botão Inserir e depois no botão aplicar. Faça isso para cada professor informado no erro.
VALIDAÇÃO DE TURMASTurmas Com Diário Sem ProfessorPara o envio do CENSUP, todos os diários das turmas devem possuir o Professor ConfiguradoForma encontrados Diários sem o Professor informados. Para acertar, vá no módulo de registro escolar (Aplicação/Registro Escolar), vá no menu cadastros/Diários, localize o diário pelo código do diário listado, clique no botão alterar e no campo Professor Principal, localize o professor do diário, logo depois clique no botão Aplicar. Faça isso para cada diário listado nessa validação.
VALIDAÇÃO DE TURMASCursos não configurados para o CENSUPLista de cursos com alunos aptos ao CENSUP, mas os cursos não estão configurados no Programa de Integração

Como executar a validação das informações

A validação de dados para o envio ao Censo Superior é recurso exclusivo da versão 3.0. A Seguir você tem acesso a vídeo que demonstra como proceder:

Como solucionar os problemas reportados pelo validador

Dados que ainda não foram mapeados

 

Dados inconsistentes ou ausentes nos alunos

Dados inconsistentes ou ausentes nos professores

Dados ausentes nos diários de classe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.