Dica 21 – Série Matriz Curricular – Tipos de disciplinas

Na versão do 3.0 do Q-Acadêmico foi criado tipos de disciplinas para serem configurados na matriz curricular. Alguns tipos de disciplina mudam o comportamento dessa disciplina dentro do sistema, seja para visualização, seja efetivamente para o controle do professor e gestores dos cursos.

Abaixo segue a relação desses tipos de disciplinas, juntamente com a descrição das possibilidades que esses tipos pode oferecer.

Tipos de Disciplinas da Matriz Curricular

  • Disciplina Normal: É o tipo mais comumente usadas no sistema. Esse tipo gera diário para o professor acessar na web e tem como recursos principais o lançamento de avaliações, conteúdo diário, apropriações de faltas e notas, impressão de diários, etc.
  • Estágio Curricular: O tipo diário de estágio curricular é o controle do estágio via diário. Esse tipo altera o comportamento, no sentido visual, para o professor. Quando um diário está associado a esse tipo de disciplina ele tem as seguintes características:
    • O professor não possui mais os recursos, no módulo web, dos diários de tipo de disciplina normal;
    • O recurso desse diário de acompanhamento e o professor registra as reuniões e quais alunos participaram dessas reuniões;
    • O lançamento de horas da reunião é obrigatório e não conta como carga horária cumprida;
    • Os diários desse tipo não são gerados quando as turmas são geradas;
    • Quando o contrato de estágio é cadastrado no sistema através do módulo de estágio, o sistema verifica se na matriz do aluno existe disciplina desse tipo. Se existir o sistema automatiza o processo de criação de diário, sendo:
      • Cria o diário para aquela disciplina se não houver nenhum diário criado;
      • Alocar o professor orientador do estágio como professor do diário se não houver nenhum diário para essa disciplina e para esse professor;
      • Matricula o aluno no diário nesse diário;
      • A avaliação desse diário se dá pelo procedimento [CIEE] Procedimentos >> Lançar Avaliações de Relatórios de Estágios.
  • Trabalho de Conclusão de Curso: A diferença entre o tipo Estágio Curricular é que a criação do diário para controle do professor é quando faz-se o cadastro pela funcionalidade [Registro Escolar] Relatórios Gerais>>Projetos Finais o sistema e a avaliação é pela funcionalidade [Registro Escolar] Procedimentos Acadêmicos >> Avaliação de Projetos Finais. Internamente, para controle do sistema, há várias diferenças. No entanto essas diferenças são irrelevantes para a pessoa que opera o sistema.
  • Prática Profissional: Esse tipo atualmente não tem efeito nenhum no sistema. O tipo foi substituído por um pequeno módulo de configuração de práticas profissionais que entrarei em mais detalhes em outra ocasião. Essa configuração é feita na própria matriz curricular;
  • Atividade Complementar: Também tem as mesmas características do tipo trabalho de conclusão de curso. Ou seja esse tipo de disciplina indica para o sistema que quando:
    • O aluno cadastrar sua atividade pelo módulo Web – alunos e a atividade for homologada, essa atividade vai contar como CH cumprida da disciplina;
    • O professor não tem acesso a esse diário no módulo Web – Professores.

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