Serviço Online Externo para Busca de CEP

A Qualidata resolveu disponibilizar um serviço externo de busca de CEP para que seus clientes possam avaliar se o mesmo irá atender ou não suas necessidades.

Por ser um serviço externo, não temos autonomia para correção de bugs, não podemos precisar se a integração com a base de dados dos correios realmente é 100% eficiente como eles prometem, não podemos garantir o seu funcionamento nem o funcionamento do servidor onde o mesmo está hospedado.
Maiores informações sobre o serviço podem ser conseguidas em:

http://apps.widenet.com.br/busca-cep

O serviço está habilitado para todos os clientes. Para desabilitar o serviço, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o módulo “Configurações”;
  2. Acesse a tela de configuração de parâmetros em: Manutenção dos Dados/Parâmetros Gerais;
  3. Localize o parâmetro chamado HABILITAR_CONSULTA_CEP;
  4. Altere o valor desse parâmetro para “0”.

A busca de CEP funciona da seguinte forma:

Em todas as telas onde é possível incluir/alterar a informação de CEP (incluindo os procedimentos de matrícula), basta digitar o CEP completo, após digitar, ao passar para o próximo campo a busca será efetuada. Enquanto a busca está sendo efetuada, a seguinte mensagem será apresentada:

Caso a busca ocorra com sucesso, você irá observar que os campos “Endereço”, “Bairro” e “Cidade” serão preenchidos:

No sistema Q-Acadêmico, temos um cadastro de “Cidades”, caso a cidade localizada não exista em nossa base de dados a seguinte mensagem será apresentada:

Neste caso, basta efetuar o cadastro da cidade encontrada na busca do CEP localizado.

Caso o CEP não seja localizado, a seguinte mensagem será apresentada:

Quando o CEP não for encontrado ou o serviço retornar algum erro, o CEP digitado pelo usuário nunca será apagado e o cadastro poderá ser feito normalmente.

Segue algumas observações sobre o funcionamento do serviço:

  • A URL “http://apps.widenet.com.br/busca-cep/api/cep/” precisa estar liberada para toda a instituição. Por motivos de segurança algumas instituições bloqueiam a execução de determinados sites, ou liberam apenas a execução de sites específicos;
  • Não efetua busca quando o CEP não é informado;
  • Não efetua busca de CEP incompleto, é necessário digitar todos os caracteres do CEP;
  • Não efetua busca com CEP geral, apenas busca pelo CEP exato da rua;

Por ser um serviço externo, tomamos medidas para que você possa desabilitá-lo a qualquer momento, isso pode ser feito das seguintes formas:

1 – Sempre que um erro for apresentado, você terá a opção de desabilitar o serviço temporariamente. Veja o exemplo de um erro abaixo:

Caso clique em “Sim”, o serviço continuará ativo.
Caso clique em “Não”, o serviço será desabilitado temporariamente  e voltará a ficar ativo automaticamente quando o Q-Acadêmico for iniciado novamente.

2 – Também colocamos uma outra mensagem caso o serviço falhe várias vezes consecutivamente, pois isso pode indicar um erro permanente no serviço devido a vários motivos que por ser um serviço externo, e estar fora do nosso controle.

Caso clique em “Não”, o serviço continuará ativo.
Caso clique em “Sim”, o serviço será desabilitado temporariamente e voltará a ficar ativo automaticamente quando o Q-Acadêmico for iniciado.

3 – Se estiver ocorrendo muitas falhas, recomendamos desabilitar o serviço de forma definitiva, para isso, siga os passos abaixo:

3.1 – Acesse o módulo “Configurações”;
3.2- Acesse a tela de configuração de parâmetros em: Manutenção dos Dados/Parâmetros Gerais;
3.3- Localize o parâmetro chamado HABILITAR_CONSULTA_CEP;
3.4 – Altere o valor desse parâmetro para “0”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *