Configuração de responsáveis legais e responsáveis pela informação presentes no histórico

Introdução

Visando agilizar o processo preenchimento e geração de documentos o Q-Acadêmico permite associar pessoas a papeis e também permite indicar que esses papeis serão incluídos nas impressões de documentos da Instituição. Vimos os detalhes desse processo na dica

Configuração de responsáveis legais e responsáveis pela informação presentes nos documentos da instituição

Nessa dica veremos como isso influi na impressão dos históricos emitidos pela instituição.

Configuração do modelo de histórico

Visando que o histórico contenha a informação com dados das pessoas que ocupam papeis de responsáveis, seja pela informação, legal ou pelo registro, iniciamos configuração a esse respeito em Cadastro de Modelo de Histórico, encontrado em

[Configurações] Configurações>>Modelos Históricos>>Modelos Históricos, CDU 259

Nessa dela o usuário deve marcar a opção “Usar assinatura customizável a partir da unidade organizacional”.

Feito isso precisamos associar os papeis ao modelo de documento em questão

configurando a abas:

  • Responsável pela Informação;
  • Responsável Legal e;
  • Responsável pelo Registro.

Na aba Exibição “Rodapé com Campos para Assinatura (Bordas: Nenhuma;) deve estar ativado, conforme abaixo

Configurar Unidades Organizacionais

Feito isso, precisamos a configuração relativa a Unidades Organizacionais descrita aqui (link para Configurar Unidades Organizacionais em Dica – Configuração de responsáveis legais e responsável pela informação) seja realizado.

Impressão do histórico

Tendo ocorrido todas as configurações necessárias

podemos realizar a impressão. Esta pode ser localizada em
[Registro Escolar] Relatórios de Alunos>>Histórico Escolar

Para exibir os responsáveis, o usuário seleciona na área destacada abaixo os papeis cadastrados anteriormente.

A configuração segue a mesma lógica do modelo de documento (link para Dica – Configuração de responsáveis legais e responsável pela informação).
Clicando em imprimir temos o resultado abaixo

Lembrando que sair no histórico, além de ter a marcação no modelo de histórico é necessário a configuração abaixo

em Cadastro de Modelo de Histórico, CDU 259.

Se, por exemplo desmarcarmos um dos elementos em Opções de assinatura (Cadastro de Modelo de Histórico), conforme abaixo

o mesmo se torna indisponível na tela de Histórico Escolar.

Dessa forma, mesmo com a configuração na aba exibição…

o elemento desmarcado em Cadastro de Modelo de Histórico não será incluído na impressão.

Destaque-se que todas as configurações apresentadas acima, como a quantidade de papeis entre outras coisas, são totalmente optativas. Dessa forma a organização não só pode como deve realizar essas configurações de forma que reflitam a realidade da Instituição.

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