Vou abrir com essa dica uma série de três dicas mostrando como funciona o envio de mensagens pelo sistema e qual o melhor uso dessas ferramentas.
Mensagens para usuários do sistema
Versão 2.0 : [Registro Escolar] Cadastros >> Mensagens para Usuários
Versão 3.0: [Registro Escolar] Procedimentos de Apoio >> Mensagens para Usuários
Cadastro geral
Permite cadastrar mensagens para os usuários do sistema (Professor ou Aluno ou Funcionário). Estas mensagens serão visualizadas pelo “correio” interno do sistema, podendo ser enviada também por e-mail caso o cadastro da pessoa esteja atualizado e também pode ser visualizado como alerta Web.
As mensagens aqui cadastradas podem ser usadas a qualquer momento. Como? As mensagens serão relacionadas com as datas de início e fim e com a lista de destinatários que você indicar.
A data de início indica quando os destinatários irão vir as mensagens e a data final servirá como base para os destinatários deixarem visualizar o Alerta Web (veremos mais a frente o que é um alerta Web).
Caso a opção Enviar Alerta Web não estiver marcada a pessoa receberá a mensagem na caixa de mensagem do sistema assim que for adicionada como destinatário independente da data.
Quando a opção Enviar Email estiver marcada ao adicionar o destinatário ele receberá a mensagem na sua caixa postal de e-mail configurada no cadastro, caso não haja e-mail cadastrado a pessoa não receberá na sua caixa postal particular e somente receberá na caixa de mensagem do Q-Acadêmico.
Inserindo Anexos
Há a possibilidade de inserir anexos nessas mensagens. Qualquer tipo de arquivo de qualquer tamanho, sempre respeitando a capacidade de armazenamento do servidor onde está hospedado o módulo Web do Q-Acadêmico.
Os anexos associados à mensagem podem ser acessados tanto pelo Alerta Web quanto na caixa de mensagens do sistema.
Filtrando destinatários
O filtro pode ser pelo contexto de Professor; Funcionário; Aluno ou Visitante. No entanto a mensagem é enviada para a pessoa, independentemente do tipo dentro do Q-Acadêmico.
Isso significa, por exemplo, se um aluno tiver duas matrículas ativas ele virá a mensagem ou alerta Web ao acessar o módulo web de aluno com qualquer matrícula. A mesma regra abrange professores, funcionários e visitantes.
Para enviar a mensagens basta selecionar as pessoas que se deseja com base nos filtros montados e clicar no botão Acrescentar Selecionados a Destinatários
Destinatários
- Data da leitura;
- Data de descarte do aviso;
- Cursos relacionados a pessoa se houver.
Visualização do Alerta Web
Visualização na caixa postal
Observação: Esse recurso normalmente e usado para envio de anúncios no intuito de atingir uma massa de pessoas, não sendo uma boa prática usar no dia-a-dia como uma mensagem “qualquer”. Para envio de mensagens para uma pessoa ou mensagens do dia-a-dia irei explicar na próxima dica como funciona a caixa de mensagem do Q-Acadêmico.