Dica 16 – Percentual Min. CH Cumprida

A configuração de percentual de carga horária a ser cumprida encontrada no Cadastro de Diários diz respeito a que “X” por cento da carga horária inicialmente prevista na disciplina deverá ser lecionada e cadastrada no Q-Acadêmico, em quantidade de aulas dadas pelo professor, antes que o sistema passe a verificar real situação (aprovação/reprovação/reprovação por falta) dos alunos no referido diário, mesmo que todas as notas das etapas já tenham sido digitadas.

Por exemplo, se a configuração do diário está 80% de percentual mínimo, e deverão ser dadas (com base na carga horária e no tempo de duração individual de cada aula) 100 aulas, ainda que todas as notas já tenham sido lançadas e apropriadas pelo professor, o Q-Acadêmico somente verificará a aprovação/reprovação/reprovação por falta dos alunos dos diários depois que o professor registrar pela menos 80(oitenta) aulas dadas.

As intenções principais deste recurso são três:

  1. Jogar o processo de verificação e caracterização da situação do aluno no diário mais para o momento em que realmente deveria ocorrer, que é o final do período letivo (evitando, por exemplo, que um aluno de um curso com 4 Bimestres de avaliação e com nota muito baixa já fique caracterizado como ‘Prova Final’ quando for digitada a nota do 2º Bimestre);
  2. Forçar o professor a dar uma quantidade mínima (em percentual) de aula;
  3. Para diários de disciplinas que são mistas (com parte da carga horária à distância e a outra parte presencial), possam ter um percentual de aulas exigidas menor que os diários puramente presenciais.

A configuração dessa configuração no diário, segue o padrão que foi colocado na vinculação do curso do diário ao calendário utilizado no período letivo. Todavia, como citado acima para as disciplinas de são mistas (uma parte presencial e outra à distância), dentre outras situações, é possível personalizar por diário.

Por outro lado a configuração desse campo na vinculação do curso ao calendário, vem do valor configurado em [Configuração] Manutenção dos Dados>>Parâmetros Gerais. O nome do parâmetro é PERCENTUAL_MINIMO_CARGA_HORARIA_CUMPRIDA ao alterar esse parâmetro os valores no calendário não serão alterados, bem como nos diários. Somente na próxima inclusão de cursos ao calendário que o valor será indicado.

Já a alteração desse valor no curso do calendário vai alterar para todos os diários referentes ao curso e ao calendário, desde que o valor do diário seja igual ao que está sendo alterado. Ou seja, se no calendário for alterado um percentual de 75% para 100%, todos os diários que estão com percentual de 75% serão alterados para 100%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.