Dica 03 – Quando o sistema não gera diários para uma turma?

Muitas vezes ao gerar uma turma, seja pelo procedimento de geração de turma ([Registro Escolar] Cadastros >> Geração de Turmas >> Turmas do Período Corrente) ou pelo próprio cadastro de turma ([Registro Escolar] Cadastros >> Turmas) o sistema pode não gerar os diários. Quando isso acontece é por que houve a utilização indevida do sistema.

Serão listadas abaixo todos as possíveis falhas de uso:

  • Não há disciplinas configuradas na matriz curricular;
  • As disciplinas podem estar configuradas com uma habilitação diferente da habilitação dos alunos que foram matriculados. Isso pode acontecer quando o curso possui mais de uma habilitação. Se os alunos forem todos matriculados na habilitação A e as disciplinas da matriz curricular foram cadastradas na habilitação B, o sistema irá entender que não há alunos para cursar as disciplinas e não irá gerar os diários. É equivalente a não ter disciplinas configuradas
    na matriz curricular;
  • Quando o curso não está associado a um calendário. Este caso é mais raro, pois não consegue-se matricular os alunos;
  • Quando o curso é modular e o módulo não está associado as disciplinas;
  •  Quando o curso é modular e o aluno não escolheu o módulo na  renovação da matrícula;

Quando acontecer de não gerar diários para uma turma, a conferência das configurações pode ser feita nessa ordem.
Para saber se os alunos estão na habilitação correta pode usar como forma de consulta a funcionalidade [Registro Escolar] Cadastros>>Geração de Turmas>>Turmas do Período Corrente, que o sistema faz a contagem dos alunos por curso, período, módulo, habilitação e turno.

dica_03_imagem_01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.