Q-ACADÊMICO 3.296.000 – 23/12/2021

Componentes liberados: Módulo Desktop, Módulo Web e Scripts de banco de dados

Novas Funcionalidades – Residência Pedagógica:

Cadastro de Motivos de Cancelamento de Residente (CDU 1208)

Disponibilizada tela para cadastro de motivos de cancelamento dos vínculos de residência pedagógica dos alunos, com opção para informação se, com aquele motivo de cancelamento, o discente necessitará realizar devolução da bolsa.

Cadastro de Editais (CDU 1209)

A tela de cadastro de Editais de Programas de Residência Pedagógica suporta o cadastro de todas as informações do edital, sendo:

  • Edital: Os dados do identificação do edital, com dados como data e nome do coordenador responsável. É possível, ainda, indicar se o edital está em execução (ativo) ou não
  • Núcleos: Dados de cada núcleo incluso dentro de um edital. Também devem ser inclusos o subprojeto de cada núcleo. Pode ser indicado se o núcleo está ativo ou não (pode ter alunos inseridos)
  • Cursos do Núcleo: Os cursos indicam o conjunto dos alunos que podem se candidatar para cursar a residência pedagógica
  • Professores Orientadores do Núcleo: Lista de professores orientadores (na sua instituição) associados ao Núcleo. Estes docentes também poderão controlar o aluno dentro de uma residência pedagógica, podendo incluir, cancelar, lançar banca, avaliação e outro vínculo, caso seja necessário, mas somente se for professor da disciplina.
  • Documentos exigidos do núcleo: documentos que o aluno precisa durante seu vínculo de residente
  • Escolas Campos do núcleo: deverão ser cadastradas aqui as instituições de ensino que estão aptas a receber seus alunos residentes
  • Preceptores do núcleo: deverão ser cadastrados aqui os profissionais das escolas campos que ficarão responsáveis por acompanhar os alunos residentes

Cadastro de Sub-Projetos (CDU 1210)

Item obrigatório do cadastro de editais, para que os alunos sejam associados aos núcleos, podem ser cadastrados previamente, para posterior vínculo aos editais.

Ainda, se novos editais propuserem nomes de sub-projetos que já existiram/foram utilizados no passado, você poderá localizar um item já cadastrado anteriormente.

Q-Acadêmico WEB – Professores

Vinculação e Re-vinculação de alunos com a residência

Adicionados itens de Residência Pedagógica (PRP) ao painel ‘Minhas Orientações‘.

Os professores que estão configurados nas disciplinas agora podem inserir alunos (de cursos associados ao núcleo) ao edital de residência pedagógica, e posteriormente poderá disponibilizar itens como avaliações e arquivos aos alunos residentes do edital.

Professores podem, também, inserir re-vinculação do aluno a um edital (após o primeiro vínculo ter sido encerrado por término do prazo, ou qualquer outro motivo).

Formação de Bancas

Professores orientadores de núcleos de Residência Pedagógica podem formar bancas de avaliação do residente, incluindo outros professores e preceptores já vinculados ao núcleo.

Avaliação

O professor orientador pode informar resultados de avaliação realizada com os alunos residentes ao qual é o responsável. Nesta avaliação deverão ser adicionados os

Novas Funcionalidades – Diploma Digital:

Cadastro de Cursos (CDU 34)

Atos Regulatórios do Curso

Disponibilizado Cadastro de Atos Regulatórios, que deverá abrigar os dados de autorização/reconhecimento/renovação do reconhecimento de cursos.

Agora, está disponibilizado ao registro, o campo ‘Texto Formatado (Mala Direta)’, que conterá o texto que será exibido nos formulários de diploma daquele curso. Caso a instituição queira utilizar texto diferente do padrão, basta habilitar o campo ‘Personalizar texto’, localizado exatamente em cima do campo.

Adicionados campos ‘Exibir no histórico’, ‘Exibir no diploma/certificado‘, ‘Exibir em outros documentos‘, que permite escolher se a descrição do ato regulatório será exibida ou não nos respectivos documentos.

Configurações de Diploma

Anteriormente já tínhamos adicionado os campos para especificação das instituições Expedidora e Registrador dos diplomas de cada curso.

A partir de agora, deve ser especificado também o nome do Departamento Responsável pela Expedição, Departamento Responsável pelo Registro. Se um dos departamentos escolhidos não tiver o nome da pessoa responsável pela expedição ou registro do diploma, será exibida mensagem de alerta desta situação.

Também estão disponíveis a escolha de Modelo de Formulário de Representação Visual e o Modelo de Versão Decorativa (para 1ª e 2ª Via). A REPRESENTAÇÂO VISUAL é o modelo oficial, usado na impressão digital, e a VERSÂO DECORATIVA se trata de modelo que pode ser impresso e entregue ao aluno, mesmo que a partir de agora o diploma de fato seja apenas digital.

Cadastro de Instituições – Atos Regulatórios da Instituição (CDU 28)

Disponibilizado Cadastro de Atos Regulatórios, que deverá abrigar os dados de credenciamento/recredenciamento/renovação do recredenciamento da sua instituição.

Cadastro de Departamentos – Responsáveis por Expedição e Registro de Diplomas e Anexos dos Responsáveis (CDU 459)

Para os departamentos responsáveis por emissão de diplomas (com o campo Setor de Diploma marcado), agora será necessário informar as pessoas responsáveis respectivamente pela Expedição e pelo Registro do diploma, incluindo o cargo destes funcionários/servidores.

Adicionalmente, deverá ser inserido na guia Anexos, para este departamento, documentos comprovando a designação

Cadastro de Livros de Diplomas (CDU 402)

Novas funções na aba Livros de Diploma

Agora, é necessário informar se o livro de diploma é ou não integrado a RNP. Para utilização do novo recurso de processo de diploma, a geração de um novo registro para 2ª via do diploma é obrigatória mesmo para livros de diplomas não integrados a RNP.

A única diferença de ser integrado ou não a RNP durante o processo de diploma será referente a questão dos 3 arquivos do processo de diploma digital (Documentação Acadêmica, Diploma Digital e Representação Visual).

Ao definir que o livro de diploma é integrado a RNP, também é necessário informar a URL Base do Diploma Nato Digital, é através dessa URL que será gerada a URL única do diploma, exigida pela portaria.

Os campos adicionados, referentes a geração de diploma Nato Digital, a saber:

  • Usar Novo Controle de Diplomas: este campo, quando marcado, visa informar ao sistema que o livro conterá apenas informações de diplomas digitais
  • Integrado com a RNP: quando marcado, o sistema é instruído a utilizar as regras e configurações, e estrutura de geração de diploma digital pela RNP
  • URL Base do Diploma Nato Digital: indique o caminho (URL) no qual deverá está localizado o acesso aos dados do diploma digital. Neste endereço será gerado o caminho único de acesso ao diploma digital, requerido pela portaria

Novas funções na aba Cursos

Quando o libro de diploma estiver configurado como ‘Usar Novo Controle de Diplomas‘ serão exibidos para cada curso e via os campos Modelo de Formulário da Representação Visual e Modelo de Formulário da Versão Decorativa, nos quais deverão ser escolhidos, respectivamente, o modelo que será utilizado na geração do diploma digital e o modelo usado na impressão do diploma.

Nova aba Tipos de Anexos do Processo

Quando um diploma selecionado na aba Livros de Diplomas estiver com a opção ‘Usar Novo de Controle de Diplomas’ habilitado, será exibida a aba Tipos de Anexos do Processo.

Nesta aba devem ser configurados todos os documentos que necessitam estar digitalizados e inseridos (como anexos) no Q-Acadêmico para que o processo de diploma possa ser gerado.

Importante notar que cada documento possui uma origem pré-determinada (em qual parte do sistema deve ser cadastrado ou a que dado pertence), por exemplo: CPF tem como origem o Cadastro de Pessoas, que é comum a alunos, professores e servidores/funcionários; já a informação de Grade Curricular deve ser fornecida no cadastro de Matrizes Curriculares .

Cadastro de Modelos de Formulários (CDU 433)

Para os modelos de formulários de Representação Visual (o modelo aplicado ao diploma 100% digital, não decorativo/impresso), deverá ser informada a posição na qual o QR Code que aponta para o endereço no qual os dados do diploma serão validados.

A margem mínima, conforme orientação, dever 15mm da margem horizontal e 15mm de margem vertical, em relação ao canto inferior direito, mas você pode configurar distâncias maiores nos campos Margem Vertical e Margem Horizontal, em milímetros.

Adicionalmente, você pode configurar o tamanho da impressão do campo QR Code no diploma nato digital, no campo Altura/Largura, também com a especificação em milímetros.

Gerenciar Expedição de Diplomas – CDU 1178

Tela para dar inicio ao processo de expedição de Diploma Nato Digital. Ao iniciar o processo, separa os dados envolvidos, para que ações de outros usuários não impactem na tarefa de expedir o diploma.

A tela permite a visualização dos dados e encaminhamento do processo, mas antes de prosseguir, realiza, obrigatoriamente, validação das informações envolvidas, apontando eventuais questões que necessitem ser corrigidas. Caso um problema seja detectado, o responsável pela expedição pode parar o processo, informando o motivo da paralização/problema encontrado.

Gerenciar Registro de Diplomas – CDU 1179

Tela para receber processos após a validação e encaminhamento do processo pelo expedidor.

Permite nova exibição e validação das informações, encaminha, quando solicitado, o processo para o sistema da RNP (RAPSign).

É possível acompanhar a validação e verificar o retorno dos dados (com eventuais apontamentos de informações ausentes ou erradas) por parte do sistema assinador.

O processo ocorre sempre em 3 passos, gerando os arquivos/dados necessários para o sistema, sendo respectivamente: Documentação Acadêmica, Documentação do Registro, Representação Visual.

Publicações no Diário Oficial – CDU 1165

Nesta tela, você poderá informar, depois que um processo de emissão de diploma foi arquivado (na tela de Registro de Diplomas) quando um grupo de diplomas digital assinado pelo sistema da RNP teve seus dados de expedição/reconhecimento/assinatura publicada no Diário Oficial da União, tornando seus dados definitivamente válidos.

A consulta pública aos dados do diploma só estará disponível após a publicação dos dados no Diário Oficial

Q-Acadêmico Web – Consulta Pública de Diplomas

Disponibilizado no Q-Acadêmico Web exibição da Consulta Pública de Diplomas, que visa listar dados de todos os emitidos pela sua instituição.

Importante notar:

  • Deverá haver apontamento na página da instituição em lugar/endereço do site da instituição que aponte para esta página do Q-Acadêmico Web. Não haverá atalho para esta consulta na página inicial do próprio sistema.
  • A carga inicial, dos dados de diplomas emitidos antes da implantação do diploma nato digital será feita via carga de dados (importação das informações). A partir daí, diplomas gerados como nato digitais serão acrescidos automaticamente após terem sua publicação no diário oficial realizada.

Geral

Registro Escolar –> Procedimentos Acadêmicos –>Liberar Documentos Eletrônicos Solicitados – CDU 360

Liberado botão para recusar solicitação de documento eletrônico, que foi feita pelo aluno no Q-Acadêmico Web.

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