Q-Acadêmico Versão 3.284.000 – 03/06/2020

Componentes liberados: Módulo Desktop, Módulo Web e Scripts de banco de dados

Veja abaixo o video que apresenta as novidades da versão:

MELHORIAS

CDU 28 – Configuração de Instituições

Alterações no leiaute da tela

Alteramos o leiaute da tela, e os dados existentes agora estão arranjados em guias: Dados Básicos, Endereço e Configurações. Desta forma, é possível entendimento e localização das informações apresentadas na tela


Adicionado novo campo “Razão Social” – Este novo campo, que é de preenchimento obrigatório, é item essencial no fornecimento de dados para geração de diplomas nato-digitais pela RNP


– Adicionados novos tipos de instituições para o cadastro: Reitoria e Mantenedora


Adicionada nova guia “Atos Regulatórios”


A partir dessa versão será permitido guardar o histórico de registros de Credenciamento e Recredenciamento das instituições.

Os dados serão armazenados de forma organizada, com cada informação em seu lugar específico, e não somente em um texto único como era feito antes no campo “Autorização”.

Essas informações, bem como o histórico das mesmas, também serão necessárias para a utilização do serviço de diploma nato-digital da RNP.

Devido à diferença na forma como a informação é organizada, o texto único de autorização que existia antes não teve como ser migrado para o novo cadastro, necessitando que a instituição proceda o cadastro da mesma, mas as informações que já existiam ainda permanecem.

CDU 34 – Configuração de Cursos

Adicionada nova guia “Atos Regulatórios”

A partir dessa versão será permitido guardar o histórico de registros de Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento dos cursos

Os dados serão armazenados de forma organizada, com cada informação em seu lugar específico, e não somente em um texto único como era feito antes.

Essas informações, bem como o histórico das mesmas, também serão necessárias para a utilização do serviço de diploma digital da RNP.

Devido à diferença na forma como a informação é organizada, texto único de autorização que existia antes não teve como ser migrado para o novo cadastro, necessitando que a instituição proceda o cadastro da mesma, mas as informações que já existiam ainda permanecem.

Adicionada nova guia “Configurações Diploma”

Nesta guia poderão ser configuradas as instituições Mantenedora, Expedidora e Registradora de diploma de cada curso.

Também poderá ser visualizado o livro de diploma ao qual o curso está relacionado .

CDU 108 – Configurações de Pedidos de Matrícula


** ATENÇÃO:
** Os recursos descritos abaixo só estão disponíveis para o novo pedido de matrícula, via WebApp

Nova opção “Considera disciplinas CURSANDO de períodos anteriores como APROVADAS na verificação de pré-requisitos”

Por padrão, esta opção virá como desmarcada.

No pedido de matrícula, normalmente, o aluno só pode pedir as disciplinas que contém pré-requisitos caso tenha cumprido os mesmos. Esta nova opção é útil quando o pedido de matrícula do período seguinte for feito ANTES do encerramento do período anterior.

No uso desta opção, deve-se estar ciente que há a questão (possível problema) de que posteriormente, caso o aluno acabe ficando reprovado na disciplina que estava cursando e era pré-requisito de uma que ele solicitou, ele já estará matriculado com quebra de pré-requisito.

Nova opção “Permite conflito de horários nas disciplinas Pedidas (nas Matriculadas, sempre será verificado)”

Por padrão, esta opção vem marcada.

Se esta opção estiver MARCADA: permite os alunos peçam disciplinas que estejam em conflito de horário. Esta é a opção padrão.

Caso a opção esteja DESMARCADA: não permitirá que o aluno peça disciplinas que apresentem choque de horário entre si.

Importante lembrar que, posteriormente, no processamento da etapa, mesmo que tenha sido permitido ao aluno PEDIR disciplinas que estivessem em conflitos de horário, ele só será matriculado em uma delas, respeitando o critério de preferência estabelecido por ele mesmo.

Nova opção “Exige Confirmação”

Por padrão, esta opção vem desmarcada.

No pedido de matrícula na versão webapp o sistema vai salvando automaticamente as disciplinas escolhidas e o critério de prioridade, a cada clique de inserção ou retirada de disciplina.

A nova opção ‘Exige Confirmação’ mostra ao aluno um botão para que ele salve a sua seleção, de forma que os dados não possam ser modificados posteriormente. Por segurança, será perguntando ao mesmo, ao clicar no botão, se deseja realmente fazer este registro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.