configuração de curso de férias, ofertas de disciplinas e pedido de matrícula para curso de férias

A partir da versão 3.268.000, foi incluído o recurso para ofertas de disciplina para os cursos de férias. A configuração de forma prática e rápida será descrita nesse post.

CDU  34 – [Registro Escolar] Cadastros>>Cursos

Adicionado uma nova aba para permitir configurar as estruturas de curso que poderão ser usadas para a oferta de disciplina do curso de férias. As estruturas de curso que serão informadas neste cadastro, serão usadas nas ofertas de disciplinas do curso de férias. Essas estruturas de curso não possuem nenhuma característica especial. No entanto foi prevista essa separação, como forma de garantir que alguma estrutura de curso que tenho sido usada no curso normal durante o ano não seja usada para essas ofertas de disciplinas.

CDU 1142 – [Registro Escolar] Procedimentos Acadêmicos>>Ofertar Diários de Férias

Os passos para a configuração são:

  1. Selecione o calendário. Os calendários são filtrados pelo campus;
  2. Selecionar curso. Os cursos são filtrados pelo calendário;
  3. Matriz curricular. As matrizes são filtradas pelo curso;

O sistema irá apresentar na guia Não Ofertadas, todas as disciplinas da matriz selecionada. As disciplinas já ofertadas não aparecem nessa lista.

Em cada disciplina da matriz o sistema irá analisar as pendências e irá mostra-las essas pendências em forma de quantidade de alunos. Essa quantidade se refere à quantidade de alunos que já deveria ter uma situação de aprovação dentro do período letivo informado. Caso deseje filtrar apenas as disciplinas com pendências, basta marcar a opção Exibir somente disciplinas com pendência, conforme imagem abaixo

Na aba Alunos Pendentes é possível visualizar quais são os alunos que deveriam ter cumprido a disciplina, mas ainda não cumpriram.

Para criar as ofertas, selecione a guia Não Ofertadas(Pode ser selecionada mais de um disciplina) e clique no botão Criar Ofertas.

Atenção para o comportamento do sistema quando é selecionado apenas uma disciplina e mais de uma:

Quando apenas uma disciplina for selecionada, vai mostrar o nome da disciplina

Quando mais de uma disciplina for selecionada para ser ofertada o sistema vais mostrar a quantidade apenas, sem mostrar os nomes das disciplinas. No entanto, tudo que for informado será parâmetro para criar a oferta de toda as disciplinas que forma escolhidas.

Em ambos os casos, preencha os dados da tela e clique em Confirmar para criar as ofertas.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório, sendo:

  • Nº de Diários: Informe o número de diários que será criado para cada disciplina selecionada;
  • Nº de Vagas: Informe o número de vagas de cada diário;
  • Data Início: Informe a data de início de cada diário;
  • Data Final: Informe a data final de cada diário;
  • Padrão dos Horários: Informe o padrão de horário de cada diário criado;
  • Estrutura de Curso de Férias: Informe a estrutura de curso de férias que será utilizada para cada diário criado. Caso a estrutura de curso não apareça, é por que não foi informada no cadastro de curso, conforme item acima citado;
  • Etapas da Estrutura de Curso Selecionada: Informe as datas de início e final de cada etapa da estrutura de curso selecionada. Estas datas são importantes para que as aulas possam ser criadas quando os horários forem configurados.

Segue abaixo um exemplo de preenchimento da tela de criar ofertas:

É possível editar ou remover as ofertas.

  1. Alterar oferta;
  2. Remover Oferta. Nesse caso em particular, se houver algum aluno matriculado na disciplina não será possível;

CDU 47 – [Registro Escolar] Cadastros>>Dividir Diários Adicionado filtro para destaque dos diários de férias e legendas para melhor entendimento.

Para que os alunos possam ser matriculados nos diários do curso de férias, eles precisam atender aos seguintes requisitos:

  • Não ter cumprido a disciplina em qualquer período letivo;
  • Não estar cursando no período a disciplina em um diário normal;

Ajustes no CDU 79 – [Registro Escolar] Consultas>>Dados dos Alunos

Adicionado um destaque para os diários de férias, nas informações do no boletim.

Ajustes no CDU 108 – [Registro Escolar] Procedimentos de Apoio >>Pedidos de Matrícula>>Configurar Etapas

Adicionado campo para informar que uma configuração de solicitação de disciplina seja apenas para diários de curso de férias.

Adicionado filtro para que o sistema mostre apenas as configurações de curso de férias.

Importante: No pedido de matrícula de férias, não é possível ofertar disciplinas equivalentes.

Importante: Só será possível incluir cursos que possua algum diário de férias ofertado para o período letivo do pedido de matrícula.



Importante:

  • Ao finalizar a matrícula de um pedido de férias, todos os alunos participantes do pedido que foram matriculados em algum diário aceito terão o seu fechamento de período desfeito. É necessário fazer o fechamento do período, pois é nesse momento que o sistema vai apurar se situação do aluno novamente baseado agora nos diários do curso de férias. Basicamente o sistema irá analisar se para cada reprovação do aluno, se ele participou de um curso de férias e se foi aprovado na disciplina.
  • Para efeito de cálculo do coeficiente de rendimento, no fechamento o sistema considera a disciplina reprovada no período normal e a aprovada ou reprovada cursada no curso de férias;

Ajustes no CDU 152 – [Registro Escolar] Procedimentos Acadêmicos>>Fechamento de Período>>Processar Fechamento

Diários Avulsos: São diários que o aluno cursou nas férias, mas ele nem cursou no período normal.

Algumas regras referentes aos diários de férias foram adicionadas:

  • Diários normais (sem ser de férias) cujas disciplinas não foram cursadas novamente em diário de férias;
  • Diários de férias que estão relacionado a uma disciplina de um diário normal que o aluno não obteve aprovação. Neste caso, o resultado do diário de férias se sobrepõe sobre o resultado do diário normal que não aparece na listagem;
  • Diários de férias avulsos não são apresentados. Se o aluno foi aprovado (sem reprovação no período) não precisará cursar a disciplina novamente. Se o aluno foi reprovado, não influenciará na contagem de reprovações para o fechamento do período.

Em se tratando de Reprovações no módulo o sistema irá considerar todos os diários para validar as aprovações e reprovações, inclusive diários de férias avulsos. Exemplo: Um aluno que cursar uma disciplina de dependência nas férias (diário de férias avulso) e o sistema estiver configurado para “não aproveitar disciplinas em caso de reprovação no módulo”, o aluno vai perder a aprovação na dependência.

Módulo Web Aluno

No pedido de matrícula de férias, o aluno precisa estar com o período letivo fechado. Nos casos onde o fechamento do período ainda estiver aberto o sistema irá restringir o aluno a fazer a solicitação das disciplinas.


Ao encerrar uma etapa ou um pedido, as etapas anteriores virão acompanhadas da descrição do pedido em que elas ocorreram, visto que com essa nova funcionalidade, o aluno poderá participar de mais de um pedido de matrícula no mesmo período letivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.