Qualificação de TCC

 Introdução

O Q-Acadêmico aperfeiçoou todo fluxo de configuração e controle do processo de qualificação de trabalho de conclusão de curso (TCC) a partir da implementação de um novo fluxo.

A adoção e operação desse novo fluxo é composta por:

  • Configurar Exigência e Prazo Limite para Qualificação de Projetos Finais;
  • Desabilitar edição dos campos referentes a qualificação;
  • Registrar de Qualificações de Projetos Finais;
  • Lançar Avaliação de Projeto Final;
  • Visualizar Requisito de Conclusão;

Os pontos listados serão detalhados a seguir

Configurar Exigência e Prazo Limite para Qualificação de Projetos Finais

A funcionalidade do Q-Acadêmico pode ser encontrada através do menu:
[REGISTRO ESCOLAR] -> Cadastros/Matrizes Curriculares

O usuário deverá informar quais matrizes curriculares irão exigir qualificação para projeto final. Destaque-se que essas opções de configuração só estarão disponíveis para Matrizes cujo Nível/Regime de Ensino seja Mestrado ou Doutorado

Informações presentes na tela

Ao selecionar um curso cujo Nível/Regime de Ensino seja Mestrado ou Doutorado, as seguintes informações serão solicitadas:

O usuário deverá informar o seguinte:

  • Exige Qualificação: Indica se haverá exigência de qualificação de projeto final para os alunos daquela matriz. Se houver exigência só será possível lançar o resultado do projeto final para alunos qualificados.
  • Nº Meses Limite: Indica o número de meses limite que o aluno poderá fazer a qualificação. Esse número é calculado tendo como base a data de matricula do aluno. Ao inserir uma qualificação o sistema irá verificar se a mesma está dentro do prazo limite. Após o prazo limite não será mais possível lançar a qualificação para os alunos.

As novas informações serão replicadas nos procedimentos de replicação de matriz caso o Nível/Regime de Ensino do curso destino seja Mestrado ou Doutorado.

Ao matricular alunos em uma matriz que exige qualificação, alterar a matriz curricular ou data de matrícula do aluno, sua data limite para qualificação será atualizada de acordo com o número de meses limite para qualificação.

A data limite para qualificação será atualizada de acordo com o número de meses limite para qualificação sempre que o usuário do Q-Acadêmico:

  • Matricular alunos em uma matriz que exige qualificação;
  • Alterar a matriz curricular;
  • Alterar data de matrícula do aluno.

Sempre que o usuário do Q-Acadêmico alterar as informações “Exige Qualificação” ou “Nº Meses Limite” de uma matriz, todos os alunos desta matriz terão sua data limite para qualificação recalculada.

Observações

  • A data limite para qualificação será atualizada somente se o parâmetro “PERMITIR_EDITAR_QUALIFICACAO_MATRICULA” estiver desabilitado (Valor: 0), caso o mesmo esteja habilitado (Valor: 1), será necessário informar esta data individualmente, aluno por aluno, como já ocorre hoje no sistema. Por padrão, o parâmetro está sendo liberado habilitado, permitindo que o sistema funcione como era antes da melhoria, não obrigando o usuário a utilizar o novo recurso, mas caso resolva utilizar, recomendamos que o parâmetro seja desabilitado (Valor: 0).
  • Ao configurar uma matriz para exigir qualificação, você estará optando por utilizar o novo recurso.

Desabilitar edição dos campos referentes a qualificação

Configuração

Juntamente com o recurso foi liberado um novo parâmetro do sistema: “PERMITIR_EDITAR_QUALIFICACAO_MATRICULA”.

O valor padrão desse parâmetro será habilitado, isto é, terá Valor = 1. Com essa configuração o sistema ainda será possível editar as informações referentes a TCC diretamente na matrícula do aluno. Assim a nova forma de controlar qualificação de TCC (aqui descrita) e a anterior existirão em paralelo.

Para utilizar o recurso de Qualificações de TCC, recomendamos que esse parâmetro (“PERMITIR_EDITAR_QUALIFICACAO_MATRICULA”) seja desabilitado (receba valor igual a 0)

Efeitos no sistema

Caso o parâmetro esteja desabilitado (receba valor igual a 0), a data limite de qualificação não será calculada automaticamente conforme configuração da matriz curricular do aluno.

As telas do sistema que permitem editar os campos de data limite, data do exame e/ou situação da qualificação não disponibilizarão mais essa funcionalidade, conformem apresentado a seguir:

  • Na tela de atualização de dados da matrícula ([REGISTRO ESCOLAR]Procedimentos Acadêmicos/Por Matrícula/Atualizar Dados da Matrícula), as informações de qualificação serão desabilitadas e não poderão ser editadas.
  • Na tela de Matrícula de Ingressantes ([REGISTRO ESCOLAR]Procedimentos Acadêmicos/Matrícula de ingressantes) o campo “Limite de Qualificação” não poderá mais ser editado, ele será preenchido automaticamente ao selecionar a matriz curricular do aluno, caso essa exija qualificação.

Registrar de Qualificações de Projetos Finais

A funcionalidade do Q-Acadêmico pode ser encontrada através do menu:
[REGISTRO ESCOLAR] ->Cadastros/Projetos Finais/Cadastros

A tela de cadastros de projetos finais foi modificada para permitir lançar a qualificação do aluno quando a matriz curricular exigir.

Ao localizar um aluno cuja matriz exija qualificação, o usuário irá notar duas diferenças na tela:

  • Nova guia “Qualificação” para registrar a qualificação do aluno
  • Dados da última qualificação do aluno, na guia “Projetos Finais”

Como registrar a qualificação de um aluno

Basta inserir a data do exame e clicar no botão “Salvar Qualificação”.

Após salvar, o sistema apresentará a situação da qualificação:

Feito isso os Dados da Banca e Anexos daquela qualificação poderão ser lançados.

A data do exame pode ser alterada a qualquer momento, basta alterar a data e clicar no botão Salvar Qualificação”

Caso utilize uma data superior a data limite para qualificação, o sistema apresentará a seguinte mensagem:

Só será possível inserir outra qualificação caso o aluno não tenha sido qualificado na primeira.

Caso tente inserir uma nova qualificação sem o registro da qualificação atual o sistema apresentará a seguinte mensagem:

Como registrar o resultado da banca

Após registrar a qualificação, será necessário registrar o resultado da banca, conforme mostra tela abaixo:

Resultado da banca – Informações presentes na tela

Professor da Banca: Deve ser selecionado o professor responsável pela avaliação do aluno.
Visitante da Banca: Deve selecionado o visitante responsável pela avaliação do aluno.
Observações: Deve ser registrado as observações feitas pelo avaliador (Professor ou Visitante)
Situação: Deve ser registrada a situação do resultado do avaliador (Professor ou Visitante)

Resultado da banca – Situações

Ao lançar um registro na banca, o resultado da qualificação será apurado automaticamente de acordo com o resultado de cada avaliador. O resultado será apurado da seguinte forma:

O resultado da qualificação será “Não fez exame” se algum resultado da banca não tiver sido lançado.

O resultado da qualificação será “Não Qualificado” se todos os resultados da banca forem lançados e algum for “Não Qualificado”.

O resultado da banca será “Qualificado” se todos os resultados da banca forem “Qualificado”.

Resultado da banca – Observações

Conforme informado anteriormente, só será possível lançar nova qualificação caso o aluno não tenha se qualificado na qualificação atual, neste caso, após registrar a nova qualificação, os dados da qualificação anterior (Banca) não poderão mais ser alterado. Você será notificado através do seguinte destaque na tela:

Os dados da qualificação anterior não podem ser alterados pois isso poderia comprometer a existência da outra qualificação lançada.

Você só conseguir excluir uma qualificação caso ela não possua Banca ou Anexos. Caso tente excluir uma qualificação que possua alguma restrição, essa será apresentada através de mensagens.

Só será possível lançar qualificações para projetos finais não avaliados. Caso o projeto já tenha sido avaliado, não será permitida alterações nos registros das Qualificações e Bancas e o seguinte destaque será apresentado na tela:

Os anexos de uma qualificação poderão ser lançados a qualquer momento, não havendo nenhum tipo de restrição.

Lançar Avaliação de Projeto Final

Não será mais possível lançar avaliação de um projeto final de um aluno cuja sua matriz exija qualificação e o mesmo não esteja qualificado.

Caso o aluno não tenha sido qualificado o sistema irá exibir a seguinte mensagem:

Visualizar Requisito de Conclusão

A funcionalidade do Q-Acadêmico pode ser encontrada através do menu:
[REGISTRO ESCOLAR] -> Consultas\Dados dos Alunos

Adicionado novo requisito de conclusão quando a matriz curricular do aluno exigir qualificação.

Irá exibir o resultado da última qualificação do aluno e poderá aparecer como:

  • Pendente: Quando não houve o registro da qualificação ou houve o registro, mas está aguardando o lançamento do resultado [NÃO CUMPRIU O REQUISITO].
  • Qualificado: Quando o aluno está qualificado [CUMPRIU O REQUISITO].
  • Não Qualificou: Quando o aluno não qualificou [NÃO CUMPRIU O REQUISITO].

 

2 comentários em “Qualificação de TCC”

  1. A alteração quebrou a funcionalidade de lançamento de trabalhos de conclusão de curso. Agora não é mais possível lançar dados de TCC. Aparece o seguinte erro: “Houve um erro com a sql deste cadastro, o parser não a reconheceu”. Tentei eliminar a acentuação e preencher apenas o mínimo, colocando só uma palavra no título do TCC e não funcionou. Por favor corrijam isso, pois há colação de grau próxima e precisamos cadastrar os dados no sistema.

    1. Prezado Paulo,

      a Base de Conhecimento não se destina a atendimento de suporte ou relato de erros por usuários. Ela serve apenas para transmissão de conhecimento e discussão de idéias (no fórum). Não monitoramos os comentários todos os dias.

      Para relatos de erros, favor solicite ao funcionário de sua instituição de ensino que possui permissão/conta em nosso sistema de abertura de Ordem de Serviço, que proceda com a comunicação.

      Já quanto a solução de dúvidas, qualquer pessoa pode entrar em contato com nosso setor de suporte, no telefone (27)3434-4400.

      Ainda assim, informamos que verificamos o cadastro de Projeto Final (TCC), reportado na sua mensagem, e o mesmo encontra-se funcionando normalmente para cadastro de novo projeto e também para lançamento da avaliação do projeto.

      Atenciosamente,
      Leonardo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.