Dica #24 – Série Matriz Curricular – Equivalência CH/Crédito, Créditos e Créditos Necessários

Hoje venho falar de três informações que podem ter uma grande influência em alguns processamentos de fechamentos e tem relação direta com a evolução do aluno no curso.

Equivalência CH/Crédito

Ao informar um valor nesse campo o sistema irá usá-lo para calcular o crédito sugerido das disciplinas informadas para a matriz curricular, baseando-se na carga horária da disciplina. O sistema divide a carga horária da disciplina pelo valor informado.

  • Se carga horária é de 60 horas e o valor informado é 4 o crédito sugerido será 15 créditos.
  • Se a decisão do crédito ser igual a carga horária da disciplina for tomada, o valor a ser informado deve ser 1(um);
  • Se for informado o valor zero, o sistema sempre vai sugerir o crédito da disciplina como zero também;
  • Ao alterar o valor desse campo, não altera os cadastros anteriores, e só terá efeito para as novas disciplinas inseridas na matriz;

Antes de falar do campo crédito queria primeiro falar como o coeficiente de rendimento é calculado pelo sistema:

É soma da multiplicação da nota final da disciplina pelo seu respectivo crédito(configurado na matriz curricular) dividido pela soma dos créditos. Ou seja, é uma média ponderada.

Observação: Via de regra o cálculo é feito baseado no crédito, mas pode ser customizado, conforme a necessidade de cada cliente.

O sistema leva em conta as disciplinas com situação:

  • Aprovado;
  • Reprovado;
  • Reprovado por falta;
  • Aceleração de Estudos;
  • Reprovado no módulo;
  • Aprovado/Reprovado no módulo;
  • Reprovação em aceleração de estudos

Observação: O coeficiente de rendimento do aluno é calculado e atualizado no fechamento do período. Se não houver fechamento de período, não será calculado e atualizado.

Créditos

O campo crédito deve sempre ter algum valor, pois é o campo que o sistema usa para calcular o Coeficiente de Rendimento do aluno.

  • Se o valor informado no campo crédito estiver como zero ou sem informação para todas as disciplinas da matriz, o cálculo do CR do aluno será zero;
  • Se o valor informado no campo crédito estiver como um para todas as disciplinas da matriz, o cálculo do CR será uma média aritmética;
  • Caso contrário será uma média ponderada;

Como puderam perceber o valor informado para o crédito da disciplina é importante para o cálculo do CR.

Créditos Necessários

Essa informação pode funcionar como pré-requisito. Digo que pode funcionar, pois se o crédito necessário estiver informado com o valor zero, o aluno pode cursar a disciplina a qualquer momento. Caso haja valor de crédito necessário informado, o aluno, para poder cursar uma determinada disciplina terá que ter adquirido no mínimo o valor de crédito necessário configurado na disciplina a ser cursada.

Vale lembrar que o sistema bloqueia o campo para as disciplinas do primeiro módulo/período, preenchendo a informação com zero.

Ao usar o campo como funcionalidade de pré-requisito é necessária análise prévia para não ter conflitos com pré-requisitos de disciplinas.

Exemplo meramente didático:

Disciplinas, A, B e C são pré-requisitos configurados na matriz curricular para cursar a disciplina D. As disciplinas A, B e C, respectivamente, tem configuração de créditos 2, 4 e 3. O aluno cursou e aprovou somente as disciplinas A, B e C, portanto ele possui 9 créditos adquiridos. Se a disciplina D estiver com 10 créditos necessário na sua configuração, o aluno não conseguiria cursá-la. Não seria possível matriculá-lo pelo sistema.

Apesar de ter cumprido os requisitos de disciplina, ele não cumpriu o requisito de crédito necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.