Dica 05 – Sobre a estrutura de curso

Hoje a dica é bem tranquila, mas é bem importante para entendimento de como o sistema faz as análises no processamento de fechamento de período. Antes, porém, gostaria de mostrar a consulta de resumo da estrutura de cursos.

Antes de mais nada, queria dizer que essa consulta é sim para mostrar que numa possível alteração da estrutura seja essa alteração correta ou incorreta pode acarreta num transtorno em cascata para muitos dados. Dados significa alunos e seus históricos.

E pela natureza da alteração da estrutura, quando é alterada, você só terá noção do problema meses depois quando for proceder com o fechamento.

Essa consulta existe somente na versão 3.0

Para essa estrutura de curso:

dica_05_imagem_01

O sistema traz esse resumo:

dica_05_imagem_02

Com a possibilidade de Visualizar os detalhes expandindo:

dica_05_imagem_03

(Imagens meramente ilustrativas)

Pode ser acessado do cadastro de estrutura de curso em [Configuração] Configurações>>Estruturas de Curso e para quem não tem acesso ao cadastro existe a consulta em [Registro Escolar] Consultas>>Estatísticas Estrutura de Curso.

O objetivo desse resumo é para que haja um parâmetro de mensuração dos dados que serão impactados.

Agora vou mostrar, baseado na matriz curricular onde que a estrutura de curso é usada e como é usada.

dica_05_imagem_04

No fechamento do aluno o sistema leva em consideração a estrutura de curso da matriz curricular para os cálculos referentes aos:

  • Critérios de Apuração de Resultado por Período: Quem são, a grosso modo, a quantidade de reprovações que o aluno pode ter por área e/ou geral; Se considera disciplinas optativas, eletivas, dependências e extracurriculares no limite geral de reprovação, entre outras mostradas abaixo

dica_05_imagem_05

  • Critério de Avaliação por Disciplina: Mostrados abaixo

dica_05_imagem_06

  • Critérios de Apuração de Frequência: Mostrados abaixo

dica_05_imagem_07


A estrutura de curso configurada nas disciplinas que fazem parte da matriz curricular:

dica_05_imagem_08

Será usada como informação padrão para geração dos diários e também será usada para calcular a médias de cada etapa, se o aluno está ou não de prova final, cálculo da média final. Tudo de acordo com cada configuração mostrada abaixo.

dica_05_imagem_09

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.