Q-Acadêmico Versão 3.188.000 – 22/12/2016

  • MELHORIAS
    •  Redesenho da tela de acompanhamento das integrações com o Moodle para apresentar com mais clareza os detalhes da integração do diário.
    • Novos critérios de apuração de frequência na tela de configuração de estruturas de cursos (Aplicação\Configurações -> Configurações\Estruturas de Curso):

Apuração de Resultados (valor padrão do sistema – como o sistema funciona atualmente antes desta alteração):
Menor Unidade: 1

Critério de Arredondamento: Sempre para Cima
==========================================
Imagine a seguinte situação: Tomando como base um diário onde o total de aulas dadas registrada pelo professor foram 70 aulas (32 do 1º bimestre e 38 do 2º bimestre).
Suponhamos que a frequência mínima deste diário é 75%, e consequentemente o percentual de faltas máximo é de 25%, ou seja, 25% de faltas, para 70 aulas, permitem que o aluno falte 17,5 aulas.

Antes deste parâmetro o sistema sempre arredondava o número de aulas para cima, não permitindo o número exemplo citado acima de 17,5 aulas.

Como o valor de aulas não podia ser quebrado, a quantidade total de faltas permitidas no diário é sempre por aula.

Imagine que um aluno possui exatamente estas 18 faltas, estando, portanto, dentro do permitido.

O problema é que 18 faltas (que é a quantidade permitida dado o arredondamento) não é igual a 25% de faltas do total de aulas dadas, mas sim igual 25,71%.
Portanto, no final das contas, o aluno não precisava ter 75% de frequência para ser aprovado, mas apenas 74,29%, e é exatamente este o percentual de frequência que o aluno possui, estando, portanto, aprovado na disciplina.

Ao utilizar o valor padrão do sistema pode ocorrer casos em que o aluno será aprovado com um percentual um pouco inferior ao exigido pela disciplina, o que não significa que esteja errado.

Alterando esse padrão para outro valor (Exemplo: Menor Unidade: 0,01 | Critério de Arredondamento: Para o mais Próximo), o aluno do exemplo acima ficaria reprovado por frequência.

Exibição de Consultas (valor padrão do sistema – como o sistema funciona atualmente antes desta alteração):
Menor Unidade: 0.10
Critério de Arredondamento: Para o mais Próximo

Valor Liberado: Valor de exibição igual ao valor de apuração (RECOMENDADO).
=============================================
Utilizando o valor padrão, o sistema irá sempre exibir o percentual de frequência exata do aluno, mesmo que na apuração esteja marcado para fazer o arredondamento,
o que na situação explicada acima exibiria de forma diferenciada, ou seja, o sistema mostraria um aluno aprovado com 74,69% de frequência numa disciplina que exigia 75%, e como a exibição no histórico sempre trunca o valor,
o mesmo será apresentado com 74%. Isso não quer dizer que esteja errado.

Recomenda-se manter a forma de exibição igual a de apuração para evitar divergências de informações, ou seja, você que utiliza a forma de apuração arredondada (forma padrão do sistema) e possui situações em que no histórico do aluno
esteja sendo apresentado alunos aprovados com 74% em disciplinas que exigem 75% (forma padrão do sistema), basta deixar o valor da EXIBIÇÃO DE CONSULTAS igual ao valor da APURAÇÃO DE RESULTADOS ou VICE-VERSA.

Foram liberadas as duas configurações (Apuração e Exibição) para manter a compatibilidade com o funcionamento anterior do sistema, onde a apuração era feita com o arredondamento para cima e a exibição sem arredondamento.
Caso o cliente queira o comportamento antigo do sistema basta entrar e alterar as configurações de exibição, voltando a mesma para Menor Unidade: 0,01 e Critério Arredondamento: Para o Mais Próximo

 

  • GERAL
    • Retirada a opção de jubilamento na tela de Prováveis Jubilados/Evadidos, para atender ao artigo 92 da LDB, que revoga a lei de jubilamento.
    • Adicionado a descrição da cota na chamada de configuração de importação dos processos seletivos
    • Adicionado mensagem após configurar horários múltiplos, no qual se as aulas geradas for menor que o necessário, será informado isso ao usuário.
    • Correção de erro na justificativa de faltas. O erro era que se for registrado uma justificativa para um dia, e depois for registrar uma justificativa para um período e esse período tiver algum dia já justificado, o resto dos dias não são justificados.
    • Adicionado campo Ano_Atual_Matricula_Curso para declarações, esse campo indica o ano em que o aluno esta cursando com base em seu coeficiente de progressão.
    • Corrigido o cadastro de Assinaturas de Responsáveis nos Modelos de Histórico Escolar
    • Corrigido o cadastro de Datas Fixas Especiais, pode haver cadastro da mesma data para diversos campi
    • Corrigido o bug na tela de cadastro da estrutura de curso referente aos campos LIMITE_DISCIPLINAS_NOTA_MINIMA e NOTA_MINIMA_EXIGIDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.