Cancelar procedimentos de desligamento (temporários e defintivos) ou reativação de matrícula do do aluno

Em algumas ocasiões se faz necessário, mais do que simplesmente reativar a matrícula do aluno, fazer como se ele nunca tivesse a matrícula desligada, seja porque o próprio aluno desistiu de um desligamento solicitado por ele, a instituição voltou atrás e não mais irá retirar o aluno de seu corpo discente ou, ainda,  você simplesmente tenha registrado o procedimento para o aluno errado.

Antes de entrarmos na forma de realizar o cancelamento é importante entender que ele só poderá ser realizado no próprio período em que o procedimento que o motivou foi realizado. Isto vale tanto para cancelamentos de desligamento quanto para procedimentos de reativação.

Cancelar procedimentos de Desligamento

Para cancelar o desligamento de um aluno vá na aplicação Registro Escolar >> menu Procedimentos Acadêmicos >> Por Matrícula, e conforme o tipo de desligamento realizado (definitivo ou temporário) escolha a opção Cancelar Desligamento Definitivo ou Cancelar Desligamento Temporário.

A tela exibida para ambas as opções é semelhante à exibida abaixo:

alteracoes-procedimentos-matriculas-13

Para realizar o cancelamento preencha os dados conforme as orientações dos campos:

Ano Letivo (Obrigatório):  Informe o ano do período letivo do procedimento a ser cancelado.

Período letivo (Obrigatório): informe o período do período letivo do procedimento a ser cancelado.

Data (Obrigatório): Informe a data do cancelamento. Para facilitar, o Q-Acadêmico já traz selecionada a data de hoje, mas você pode escolher outra se o cancelamento foi solicitado e aprovado em outro dia.

Matrícula (Obrigatório): Localize aqui o aluno, pela matrícula, pelo nome ou com mais opções pelo botão de pesquisar botao-pesquisar-procurar-localizar-binoculo-qpesquisa.

Observações: Insira qualquer texto de observação que julgar pertinente para associar ao procedimento.

Lembre que o cancelamento só poderá ser realizado no mesmo período letivo em que o procedimento ocorreu. Assim, se você procurar pelo nome ou número de matrícula corretos e nenhuma informação foi exibida (como se não houvesse procedimento para cancelar), pode ser que você tenha selecionado o ano e período letivo errado.

Para efetuar o cancelamento de procedimento, depois de ter fornecido todos os dados, clique no botão botao-confirmar. Se deseja abortar o cancelamento, clique no botão botao-cancelar. Os botões encontram-se na parte inferior esquerda da tela.

A seguir mostramos em vídeo como realizar o cancelamento.

Cancelar procedimentos de Reativação

No Q-Acadêmico também é possível efetuar o cancelamento de uma reativação de matrícula, retornando o aluno à condição de desligado (temporária ou definitivamente, conforme o caso).

Contudo, é importante notar que o cancelamento de uma reativação de matrícula, em geral, se aplica nas seguintes ocasiões: 1) a reativação foi lançada para o aluno errado; 2) o aluno se arrependeu de reativar a matrícula e você precisa colocá-lo novamente na condição de desligado como se o mesmo não houvesse passado (sem deixar registro) pela ativação.

Se você precisa do registro de que a reativação foi feita, mesmo que logo em seguida precise desligar novamente o aluno, o procedimento de Cancelar Reativação NÃO deverá ser realizado, visto que retirará o registro de que o aluno voltou à condição de ativo temporariamente. Por exemplo, se a sua instituição exige que alunos retornem do trancamento a cada novo período letivo, mesmo que queiram passar mais um período letivo trancado, você não poderá desfazer a reativação para torná-lo à condição de matrícula trancada, pois isto faria com que o sistema contabilizasse apenas 1 (um) trancamento, e não 2 (dois) como na verdade ocorreu.

Para cancelar uma reativação de matrícula, acesso a aplicação Registro Escolar >> menu Procedimentos Acadêmicos >> Por Matrícula >> Cancelar Reativação de Matrícula, no grupo Reativações de Matrícula.

alteracoes-procedimentos-matriculas-13-1

Para realizar o procedimento, preencha os campos.

alteracoes-procedimentos-matriculas-14

Ano Letivo (Obrigatório):  Informe o ano do período letivo do procedimento a ser cancelado.

Per. Letivo (Obrigatório): informe o período do período letivo do procedimento a ser cancelado.

Data (Obrigatório): Informe a data do cancelamento. Para facilitar, o Q-Acadêmico já traz selecionada a data de hoje, mas você pode escolher outra se o cancelamento foi solicitado em outro dia.

Matrícula (Obrigatório): Localize aqui o aluno, pela matrícula, pelo nome ou com mais opções pelo botão de pesquisar botao-pesquisar-procurar-localizar-binoculo-qpesquisa.

Observações: Insira qualquer texto de observação que julgar pertinente para associar ao cancelamento.

Lembre que o cancelamento só poderá ser realizado no mesmo período letivo em que a reativação ocorreu. Assim, se você procurar pelo nome ou número de matrícula corretos e nenhuma informação foi exibida (como se não houvesse reativação para cancelar), pode ser que você tenha selecionado o ano e período letivo errado.

Para efetuar o cancelamento de reativação, depois de ter fornecido todos os dados, clique no botão botao-confirmar. Se deseja abortar o cancelamento, clique no botão botao-cancelar. Os botões encontram-se na parte inferior esquerda da tela.

A seguir mostramos em vídeo como realizar o cancelamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.