DICA 24 – SOBRE O FECHAMENTO COM PENDÊNCIA

Essa dica visa esclarecer o conceito que define o fechamento com pendência. Em quais momentos o sistema aceita esse fechamento e o que é preciso fazer após o fechamento com essa característica.

Fechar com pendência é um recurso que visa facilitar a vida do aluno para que ele avance para o próximo período letivo MESMO SEM TER TODAS AS NOTAS DO PERÍODO ATUAL LANÇADAS, no entanto esse procedimento segue regras de validação de consistência e por isso nem todos os casos serão dados como período fechado.

Abaixo vou criar dois cenários e explicá-los.

Primeiro cenário

Considerando que a estrutura de curso configurada para o fechamento do aluno, ou seja, a estrutura de curso da matriz curricular do aluno, possui limite geral por quantidade de 3 (três) disciplinas.

De todas as disciplinas do período letivo, o aluno possui:

  • 2 (duas) reprovações
  • 1 (uma) outra disciplina com pendência (sem situação de disciplina definida, sem nota final ou falta).

Neste cenário, se for marcado para o sistema fechar com pendência o período do aluno não será fechado, pois o sistema não saberá em qual situação o aluno vai ficar: caso o aluno ficasse com aprovação da disciplina com pendência, ele aprovaria  e seguiria o curso normalmente, apenas com duas dependências para cursar, mas, se ao contrário, ficasse reprovado na disciplina com pendência ele poderia ficar retido ou seguiria apenas podendo cursar as dependências, devido a configuração de limites citadas acima.

Solução: Regularizar a pendência junto ao professor.

Segundo cenário

Considerando que na estrutura de curso configurada para o fechamento do aluno, ou seja, a estrutura de curso da matriz curricular do aluno, o percentual de frequência a ser cumprido pelo aluno é de 75% em todas as disciplinas.

Se, com esta configuração, o professor não lançou todas as aulas, ou seja, se não houve  100% das aulas previstas com registro de conteúdo ministrado o sistema também não conseguirá tomar a decisão. Falta(m) aula(s) a ser(em) lançada(s) e o aluno poderá ter registros de faltas que podem reprová-lo. Também, se em apenas uma disciplina entre todas as cursadas por um aluno, o professor não lançou as aulas, o sistema não conseguirá tomar a decisão de se o aluno está ou não aprovado, e por consequência não vai fazer o fechamento.

Solução: Solicitar que o professor registre as aulas ministradas

Estes dois cenários exemplificam bem como o sistema lida com decisões, considerando os lançamentos de notas e/ou faltas, bem como o registro diário de aula feito pelo professor.

Vale ressaltar que vários cenários podem surgir, em que mesmo sendo marcado para fechar com pendência o fechamento não será feito.

Todos estes cenários são diretamente relacionados com as configurações de estrutura de curso, que possui milhares de possibilidades a utilizar.

O que fazer quando o aluno passa tem o seu período fechado com pendência (o sistema conseguiu realizar o fechamento):

Esta situação é bem comum e é o contrário do que foi descrito acima: mesmo tendo pendência o aluno consegue passar pelo processo de fechamento.

Exemplo:

Considerando que a estrutura de curso configurada para o fechamento do aluno, ou seja, a estrutura de curso da matriz curricular, possui limite geral por quantidade de 4 (quatro) disciplinas.

De todas as disciplinas do período letivo, o aluno possui 2 (duas) reprovações e uma outra disciplina com pendência(sem situação de disciplina definida (sem nota final ou falta).

Neste cenário, se for marcado para o sistema fechar com pendência, o período do aluno será fechado, pois mesmo se o aluno ficasse reprovado na pendência ele não extrapolaria o limite, podendo assim prosseguir no curso.

É necessária atenção para alunos que passam pelo fechamento mesmo tendo pendência, pois quando o aluno não passa pelo processo de fechamento, fica muito claro que deve ser regularizado a situação do aluno, mas quando ele passa pelo fechamento com pendência pode parecer que o aluno está regular, mas na verdade não está (a falta de nota ou aula ministrada ainda existe, fazendo com que o aluno não tenha situação final na disciplina).

Sugerimos sempre após a renovação de matrículas e/ou solicitação de disciplina na web, que os fechamentos sejam desfeitos(quando houver pendências) e que os professores sejam avisados para regularizarem  a situação do aluno na disciplina e, após essa regularização, deve ser feito um novo fechamento, se possível sem marcar a opção de fechar com pendência.

Em casos onde não é regularizada a situação da disciplina do aluno é possível o aluno prosseguir até o final do curso, mas o sistema não concluirá o aluno já que o mesmo não terá obtido aprovação naquela disciplina com informação pendente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.