Controle de Atividades Complementares com Cadastro pelo Aluno

A partir da versão 3.288.000 do Q-Acadêmico é disponibilizada nova forma de gerenciamento do atividades complementares, no qual o próprio aluno é quem cadastra os dados das atividades complementares realizou, fornecendo dados e documentos de comprovação conforme permitido e solicitado pela instituição, e a pessoa responsável pela avaliação da validade das atividades complementares na instituição (por exemplo, um coordenador de curso), precisa apenas conferir os dados e documentos fornecidos (também diretamente no Q-Acadêmico), e informar o resultado do seu crivo, negando o aceite da atividade complementar (e fornecendo o retorno negativo para o aluno), ou aceitando a mesma, fazendo com que a carga horária relativa já entre automaticamente na contagem de carga horária para a conclusão do curso do discente.

Como as ações relativas a esta questão podem ser realizadas por várias pessoas distintas, as instruções e os vídeos estão divididas em três partes:

  1. CONFIGURAÇÃO DA NORMA DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR – ação que só precisa ser feita uma vez para cada norma de atividade complementar, aqui você especificará quais atividades são aceitas, bem como critérios de multiplicação que podem aumentar ou diminuir a carga horária da atividade complementar, conforme a forma de participação do discente na atividade;
  2. LANÇAMENTO DOS DADOS E DOCUMENTOS DA ATIVIDADE – ação que será feita pelo aluno, no seu Q-Acadêmico Web, fornecendo todos os dados e documentos, conforme solicitado na configuração.
  3. DEFERIMENTO OU INDEFERIMENTO DA ATIVIDADE INFORMADA – realizada pela pessoa responsável por analisar os dados e documentos fornecidos pelo e decidir se a atividade complementar é válida (ou não), para a conclusão do curso pelo aluno.

Configuração da Norma de Atividade Complementar

Observação 1: o Q-Acadêmico apresenta várias possibilidades em relação às atividades complementares, e talvez a sua instituição não contemple todas elas atualmente. Não problema nisso: apenas aplique configuração padrão conforme as normas das atividades complementares no seu curso ou instituição.

Observação 2: É conveniente que você entenda os conceitos envolvidos, mesmo que não vá utilizar todos eles na configuração em si. Por isso, te convidamos a assistir o vídeo para entender os conceitos, conforme apresentados e, apenas depois, assista ao mesmo novamente para realizar o seu cadastro. Isto é útil até mesmo para avaliar novas possibilidades de tratamento de carga horária de atividades complementares que a sua instituição não prevê hoje, mas que poderiam ser utilizadas no futuro.

Lançamento da atividade complementar feita pelo aluno

Aceite (ou não) da atividade complementar lançada pelo aluno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *